Você já ouviu falar do peixe meca? Também conhecido como espadarte, esse peixe de água salgada é encontrado em oceanos do mundo todo, geralmente em águas profundas. O nome científico do meca é Xiphias gladius, que é uma referência à sua característica mais distintiva: o seu longo “bico” afiado, que lembra uma espada – inclusive ele costuma ser incorretamente associado ao peixe-espada.
A carne do meca é branca, macia e delicada, com um sabor suave e adocicado. Ela tem uma textura firme e geralmente é cortada em forma de postas redondas. Muitos o consideram como a “picanha do mar”, já que a principal forma de preparo desta espécie é assado na brasa ou na chapa. Também vai bem cozido, ensopado, frito e até mesmo como ceviche.
Leia também: Antioxidantes: veja os benefícios para manter o corpo saudável
Com sua carne macia e saborosa, este peixe é também uma opção saudável para incluir em sua dieta. Veja a seguir alguns dos benefícios de se consumir meca e algumas receitas para você se inspirar.
Benefícios do consumo do meca
Além de ser versátil no que diz respeito a preparos, o peixe meca é rico em gorduras boas, como o ômega 3 e proteínas, que trazem diversos benefícios para a saúde, como:
• Fortalece o sistema imunológico, aumentando a produção de células defensivas e tendo propriedades anti-inflamatórias;
• Previne a osteoporose e fortalece os dentes e ossos, por ser fonte de cálcio, fósforo e magnésio;
• Tem propriedades antioxidantes, que combatem os radicais livres e previnem o envelhecimento precoce, por conter vitaminas A, C e E;
• Ajuda a controlar a glicemia, por ter baixo índice glicêmico e conter fibras, que diminuem a absorção de açúcar no sangue;
• Melhora a concentração, por conter vitaminas do complexo B.
Ideias de receitas com o peixe
Existem diversas formas de preparar o meca, desde as mais simples até as mais elaboradas. Veja algumas sugestões de receitas que você pode fazer em casa e surpreender sua família e amigos:
Meca Santista: uma receita típica da cidade de Santos, no litoral de São Paulo, que leva postas de meca, tomate, cebola, pimentão, azeitona, leite de coco e temperos. É fácil de fazer e fica uma delícia.
Posta de meca na chapa: uma receita prática e rápida, que leva postas de meca temperadas com sal, pimenta, alho, páprica, azeite e limão, grelhadas na chapa e servidas com alcaparras e manteiga. Uma ótima opção para um almoço ou jantar leve.
Moqueca de meca: uma receita tradicional da culinária brasileira, que leva postas do peixe, leite de coco, azeite de dendê, cebola, tomate, pimentão, coentro e temperos. É uma receita saborosa e aromática, que pode ser acompanhada de arroz branco e farofa.
Meca Al Mare: uma receita inspirada na culinária italiana, que leva postas, molho de tomate, alho, cebola, vinho branco, azeitona, alcaparra, manjericão e temperos. É uma receita sofisticada e deliciosa, que pode ser servida com massa ou pão.
Meca para salada: uma receita leve e refrescante, que leva postas cozidas e desfiadas, maionese, creme de leite, cenoura, batata, ervilha, milho, azeitona, salsinha e temperos. É uma receita versátil e nutritiva, que pode ser servida como entrada ou prato principal.